Aircross multiplicado

Citroën C3 Aircross já deu origem a dois SUVs, incluindo um Opel

Desenvolvido no Brasil e na Índia, Citroën C3 Aircross foi ponto de partida para dois novos carros feitos lá fora

Citroën C3 Aircross brasileiro / Opel Frontera / Citroën C3 Aircross europeu [divulgação]
Citroën C3 Aircross brasileiro / Opel Frontera / Citroën C3 Aircross europeu [divulgação]

É algo bastante gratificante quando vemos projetos de carros brasileiros sendo vendidos também lá fora. Às vezes até nos lamentamos porque a versão gringa fica melhor que a nossa, mas ainda assim é um carro brasileiro que ganha o mundo. E o caso mais recente disso é o Citroën C3 Aircross.

Desenvolvido em parceria entre o time de design e engenharia da Stellantis do Brasil e da Índia, o modelo é o segundo carro do projeto C-Cubed, que começou com o C3 e será finalizado com o Basalt. Só que o Aircross já está rendendo filhos pelo mundo, especificamente dois herdeiros na Europa.

Neste mês, a Stellantis revelou os dois filhos do Aircross brasileiro: o Opel Frontera e o Citroën C3 Aircross europeu. Apesar de propostas parecidas, eles tem visual bem diferente, mas não negam as origens do SUV de sete lugares brasileiro, mostrando que a Opel caminha cada vez mais para ser uma marca genérica dentro do grupo Stellantis.

Citroën C3 Aircross 7 Shine [Auto+ / João Brigato]
Citroën C3 Aircross 7 Shine [Auto+ / João Brigato]

Quase Chevrolet 

O nome Frontera não é novo dentro da Opel, mas nunca batizou um modelo original da marca. Em 1989, a Opel, que ainda pertencia à General Motors, se associou à Isuzu (que era parceira do grupo) para o desenvolvimento de um novo SUV de porte médio e real haptidão off-road.

Opel Frontera
Opel Frontera 2025 [Divulgação]

Assim surgiu o Isuzu MU e o Opel Frontera. Os dois foram vendidos entre 1989 e 2004 em vários países, inclusive nos EUA como Honda Passport e Chevrolet Rodeo em alguns locais. A segunda geração surgiu em 1998 como uma evolução do design do modelo anterior, trocando o nome Isuzu de MU para Amigo, Wizard ou Rodeo, dependendo do mercado. 

Agora, ele volta como um Citroën C3 Aircross que fala alemão. Ele, inclusive, é o primeiro carro da marca que não conta com peças compartilhadas com modelos da Chevrolet, visto que o recente Mokka e o Corsa ainda tem hastes de seta e botões do console iguais aos do Cruze e do Onix.

Opel Frontera
Opel Frontera 2025 [Divulgação]

Na dianteira, o capô e o para-lama são iguais aos do Aircross, mas a frente é completamente diferente. Os faróis em L são conectados por uma barra preta, que faz parte da identidade visual da Opel. O para-choque tem abertura de ar trapezoidal e desenho mais limpo que o do Aircross.

Em relação ao SUV brasileiro, ele ganha maçanetas tipo alça e melhorias em segurança. Na traseira, o design é marcado pelas lanternas divididas em duas partes com desenho horizontal. O para-choque tem área em preto maior que do Citroën. Já a cabine é bem moderna, com painel digital enorme conectado à central multimídia.

Opel Frontera
Opel Frontera 2025 [Divulgação]

Evolução francesa

Para migrar para a Europa, o Citroën C3 Aircross passou por mudanças drásticas e fortes. É bem provável que essas novidades possam pintar no modelo brasileiro em sua primeira reestilização. Enquanto isso não acontece, só ficamos babando no que poderíamos ter, mas não temos. 

Citroën C3 Aircross europeu [divulgação]
Citroën C3 Aircross europeu [divulgação]

Na frente, o C3 Aircross europeu traz faróis full-LED em C conectados por uma barra horizontal preta. A parte interna dessa barra tem  frisos que lembram o logo da Citroën. Por falar em logo, ele agora é um oval. O para-choque tem linhas mais fortes e marcadas, mas a parte inferior lembra bastante o nosso C3 Aircross.

Citroën C3 Aircross europeu [divulgação]
Citroën C3 Aircross europeu [divulgação]

Olhando para a traseira, é possível ver as evoluções do Aircross europeu em relação ao nosso. As lanternas em C são de LED com desenho levemente diferente. A tampa do porta-malas é igual ao nosso, mas o nome Aircross vem ao centro, não junto de C3 como é aqui. O logo da Citroën novo também está lá, assim como para-choque alterado.

Citroën C3 Aircross europeu [divulgação]
Citroën C3 Aircross europeu [divulgação]

Qual dos filhos do Citroën C3 Aircross você levaria para casa, se pudesse escolher? Conte nos comentários.


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