Produtividade
Publicidade
Por , — para o TechTudo

Cientistas russos desenvolveram um banco de dados que pode servir como base para a criação de um software de inteligência artificial (IA) capaz de identificar o estado físico de usuários que trabalham em atividades que exigem concentração. O software poderá analisar o movimento dos olhos dessas pessoas e, a partir disso, identificar se estão em estado de alerta ou com sono, por exemplo. A proposta dos pesquisadores é usar essas informações para treinar redes neurais e rastrear o nível de atenção de operadores de máquinas e motoristas. Nas linhas abaixo, entenda melhor como o programa deve funcionar e por que ele pode ser útil.

➡️ Já entrou no canal do TechTudo no WhatsApp? Clique AQUI e saiba tudo sobre tecnologia

Cientistas russos criam base de dados que pode identificar quando usuários estão cansados; saiba mais — Foto: Reprodução/TechXplore
Cientistas russos criam base de dados que pode identificar quando usuários estão cansados; saiba mais — Foto: Reprodução/TechXplore

A pesquisa foi conduzida por cientistas da Universidade de São Petersburgo e do Centro Federal de Pesquisa de São Petersburgo da Academia de Ciências da Rússia em colaboração com outras organizações. Durante o estudo, os pesquisadores usaram sensores como câmeras, rastreadores para detectar o movimento dos olhos e monitores cardíacos, além de um eletroencefalógrafo —equipamento capaz de examinar a atividade cerebral — para compreender o estado de atenção dos usuários.

Durante oito dias, os cientistas gravaram o comportamento de 10 pessoas ao longo de seus períodos de trabalho, fazendo medições sobre seus comportamentos e avaliando indicadores neurofisiológicos nos horários da manhã, tarde e noite. A partir dessas informações, eles conseguiram criar uma base de dados sobre a movimentação dos olhos dessas pessoas. Com esses dados, eles pretendem treinar redes neurais para identificar os momentos em que os trabalhadores estão cansados — o que pode comprometer sua atenção durante as atividades que exercem.

Inteligência artificial poderá identificar quando trabalhadores estiverem cansados — Foto: Danny Meneses/Pexels
Inteligência artificial poderá identificar quando trabalhadores estiverem cansados — Foto: Danny Meneses/Pexels

Irina Shoshina, doutora em Ciências Biológicas e professora do Instituto de Pesquisa Cognitiva da Universidade de São Petersburgo, explicou a abordagem usada pelos pesquisadores. De acordo com ela, eles compararam a natureza dos movimentos oculares, que refletem a dinâmica dos movimentos neurais e que indicam o estado funcional de um indivíduo.

A proposta dos estudiosos, portanto, é usar essa base de dados para treinar redes neurais e desenvolver um software baseado em IA que seja capaz de detectar sinais de cansaço. Desse modo, seria possível aprimorar a segurança de alguns locais de trabalho, por exemplo. De acordo com os pesquisadores, operadores de máquinas que trabalham em instalações industriais, motoristas, pilotos de avião e controladores de tráfego aéreo estão entre as profissões que podem se beneficiar da novidade.

Com informações de TechXplore

🎥 Canal do WhatsApp: tudo sobre a nova função

Canal do WhatsApp: tudo sobre a nova função

Canal do WhatsApp: tudo sobre a nova função

Mais recente Próxima Dia do Programador: 5 sites e apps para aprender programação de graça hoje
Mais do TechTudo